A escolha de uma raça que atenda às suas necessidades e ao seu estilo de vida é muito importante para todos os tutores de cães. O temperamento do cão, os cuidados que ele requer e seu tamanho são alguns dos principais fatores que precisam ser considerados ao escolher um cão como animal de estimação ou de serviço. Muitos proprietários escolhem uma raça mista de cães, pois podem se beneficiar das vantagens que duas raças separadas oferecem.
O Bernedoodle é uma raça mista relativamente nova, que está se tornando cada vez mais popular devido às suas vantagens indiscutíveis. Se você estiver interessado em saber mais sobre essa raça maravilhosa, continue lendo.
O que é um Bernedoodle e como ele foi criado?
Essa raça é uma mistura de Bernese Mountain Dog e Poodle. Também é conhecida como Bernese Mountain Poo, Bernesepoo, Bernesedoodle ou Bernepoo. Uma característica realmente importante desses cães é que eles não são idênticos e você, como proprietário, pode esperar um animal distinto. SherryRupke, do Swissridge Kennels, é considerado o primeiro homem que começou a cruzar essas duas raças , pois queria criar um cão que tivesse o bom temperamento do Bernese Mountain Dog e a inteligência do Poodle. Além disso, os Poodles tendem a perder menos pelos, o que foi outra vantagem que Rupke quis obter ao cruzar as duas raças. O American Kennel Club não reconhece o Bernedoodle, pois se trata de uma nova raça, misturada a partir de duas raças puras. No entanto, essa raça é aceita pelo International Designer Canine Registry, pelo Designer Breed Registry e pelo Designer Dogs Kennel Club.
Gerações do Bernedoodle
Primeiro, precisamos entender os rótulos e o que exatamente eles significam.
Cada geração do Bernedoodle é designada com a letra F. Essa letra significa "Filial Hybrid". Isso mostra que o cão é um híbrido proveniente de dois cães de raça pura de duas raças diferentes.
Quando uma geração do Bernedoodle apresenta a letra B, isso significa que ela é um retrocruzamento. O termo "backcross" significa que a geração atual do Bernedoodle foi cruzada com um Poodle. Em alguns casos raros, também pode significar que o cão foi cruzado com um Bernese Mountain Dog. Às vezes, há dois B's no rótulo da geração. Isso indica que essa geração foi cruzada com um Poodle duas vezes.
O número no rótulo indica a geração - 1 significa primeira geração, 2 significa segunda geração, etc.
A primeira geração F1 dessa raça é uma mistura de um Bernese Mountain Dog e um Poodle em uma proporção de 50:50. Essa geração é considerada a mais saudável.
A geração F1BB inclui uma mistura das duas raças em uma proporção de 25% de Bernese Mountain Dog e 75% de Poodle. A proporção mostra que essa geração provavelmente herdará mais características do pai Poodle . Como os Poodles tendem a perder menos pelos do que os Bernese Mountain Dogs,a F1b pode ser preferida por pessoas alérgicas a pelos de cães.
A segunda geração F2 é uma raça cruzada entre dois representantes da primeira geração. Esse tipo de cruzamento não é recomendado por muitas gerações, pois pode aumentar o risco de distúrbios genéticos.
Há também outras gerações, como: F1BB (87,5% Poodle:12,5 % Bernese Mountain Dog); F2B (62,5% Poodle:37,5% Bernese Mountain Dog); F2BB (81,25% Poodle:18,75% Bernese Mountain Dog) e F3.
Peso e tamanho
Otamanhoe o peso dessa raça mista podem variar dependendo de seu pedigree. Em geral, podemos diferenciar três tamanhos: toy, miniatura e padrão.
A faixa de peso do primeiro tipo é geralmente de 4,5 a 11,3 kg (10 a 25 lb). Os representantes desse tipo têm cerca de 31 a 41 cm de altura.
O segundo tipo, MiniBarnedoodles, pode atingir uma faixa de peso de 11 a 23 kg e uma altura de 41 a 51 cm.
Os representantes do terceiro tipo geralmente têm cerca de 51 a 76 cm de altura e pesam aproximadamente 23 a 41 kg.
Se quiser criar um Bernedoodle, você precisa prestar muita atenção às variações da raça para encontrar a mais adequada para sua casa. Você ficará feliz em saber que esses cães se adaptam muito rapidamente a diferentes ambientes. No entanto, é preciso dedicar tempo suficiente para exercícios regulares, caminhadas e brincadeiras, a fim de manter seu cão em boa forma.
Variações de cor da pelagem
Na maioria dos casos, a cor da pelagem do Berndedoodles é uma mistura entre as coresdos pelos de seus pais.
Entre os caninos com pelagem preta, marrom e branca, há também representantes com pelagem de três cores. Entretanto, esses últimos são raros e difíceis de encontrar.
Os Bernedoodles trocam de pele?
Como já explicado acima, os Bernedoodles podem ter uma aparência diferente dependendo da geração a que pertencem e da aparência de seus pais. Portanto, os Bernedoodles podem ter uma pelagem encaracolada e perder menos pelos se tiverem herdado mais traços do Poodle. Se forem mais parecidos com os paisdo Bernese Mountain Dog , provavelmente terão pelagem longa e reta e perderão mais pelos. Em ambos os casos, é preciso cuidar da pelagem e garantir que o cão seja tratado regularmente.
Embora muitoscriadores consigam reconhecer o tipo de pelagem do Bernedoodle em uma idade precoce, sua aparência pode mudar com o passar dos anos.
Variações de pelagem
Em geral, os Bernedoodles têm três tipos de pelagem:
O tipo mais adequado para os tutores que são alérgicos ao pelo do cão é o Bernedoodle com pelagem de "lã" encaracolada. Esses caninos são considerados o tipo mais hipoalergênico de todos os três tipos. Sua pelagem é geralmente macia e firme, semelhante à pelagem do Poodle. Felizmente, esses caninos não costumam soltar pelos no chão ou nos móveis. No entanto, como eles soltam pelo próprio pelo, é muito importante escová-los e apará-los com frequência.
O segundo tipo é o chamado "velo" ondulado. Esse tipo de pelagem é talvez o mais comum entre os Bernedoodles. Os representantes desse tipo provavelmente perdem menos pelo ou não perdem pelo algum. Sua pelagem tende a ser ondulada ou emaranhada.
O terceiro tipo de pelagem é o chamado "pelo liso". Esses caninos provavelmente são os que mais se desprendem e não os recomendamos para pessoas alérgicas a pelos de cães.Embora o nome desse tipo exclua a possibilidade de ter ondas em sua pelagem, esses cães podem ter ondas leves.O terceiro tipo de pelagem éo mais raro.
Tempo de vida e saúde
Não há muitas informações sobre a vida útil dessa raça, pois ela é relativamente nova. De acordo com alguns criadores, os representantes dos Bernedoodles podem estar predispostos a alguns problemasde saúde, comodisplasia de quadril e cotovelo, problemasoculares e problemas de pele .
Entretanto, esses cães são considerados muito saudáveis e adequados para famílias.A vida útil dosBernedoodles pode ser de 17 a 18 anos. Espera-se que os caninos do tamanho de um brinquedo tenham a vida mais longa, pois os cãespequenos provavelmente terão uma vida mais longa do que os cães grandes.
Os problemas do sistema digestivo podem ser herdados dos genes do Poodle e os distúrbios da estrutura óssea podem ser herdados dos pais do Bernese Mountain Dog.
É recomendável garantir que o criador do filhote tenha feito todos os exames de saúde recomendados, como:
Poodle Toy-Sized: Avaliação da patela, teste de DNA PRA Optigen, avaliação oftalmológica;
Mini-Poodle: Avaliação oftalmológica, teste de DNA PRA Optigen, avaliação da patela, avaliação do quadril;
Poodle padrão: Avaliação do quadril, avaliação oftalmológica
Bernese Mountain Dog: Avaliação oftalmológica, exame cardíaco, avaliação do cotovelo, teste de DNA da doença de Von Willebrand, avaliação do quadril.
Chegamos a uma parte muito importante de nosso artigo, na qual muitas pessoas podem estar interessadas. Descrevemos as características físicas dos Bernedoodles, mas não mencionamos nada sobre seu temperamento.
Temperamento do Bernedoodle
O temperamento desses cães depende das personalidades de suas raças parentais, bem como da proporção do cruzamentoe doprópriocão separado . No entanto, esses filhotes são bem-vindos por muitas famílias, devido às suas vantagens inegáveis. Eles são leais, brincalhões e muito gentis, adoram estar perto das pessoas e receber atenção. É provável que herdem de seus pais Poodle um alto nível de energia e habilidadessociais . Esses cães gostam de ser acariciados e podem criar um vínculo muito forte com seus tutores. Como têm um pai Bernese Mountain Dog, eles podem estar predispostos à ansiedade de separação. É por isso que os tutores podem querer treinar seus filhotes desde cedo para que se sintam seguros e confortáveis quando estiverem sozinhos em casa. O treinamento em caixas pode ser muito útil para que seu cão se sinta relaxado quando você não estiver em casa. Entretanto, recomendamos que você passe bastante tempo com seu cão e o socialize, pois a socialização é um fator muito importante para a criação adequada dessa raça. Ela pode moldar seu comportamento e evitar que ele desenvolva hábitos negativos, como teimosia e sensibilidade.
Esses caninos são fáceis de lidar com crianças e podem ser uma boa companhia. Entretanto, se você tiver filhos pequenos, recomendamos que preste atenção à interação entre eles e o cão. As crianças podem machucar acidentalmente os representantes dessa raça, que são do tamanho de um brinquedo. Por outro lado, os caninos de tamanho padrão podem machucar uma criança durante as brincadeiras, embora eles tendam a ser afetuosos.
Embora os Bernedoodles sejam tão adoráveis, inteligentes e afetuosos, eles podem ser muito teimosos às vezes.
Os Bernedooes gostam de passar o tempo ao ar livre, correndo, brincando e fazendo caminhadas. Dependendo do impacto do pai Poodle, os Bernedoodles podem gostar de caçar.
Cães de terapia
Como os representantes dessa raça são sociais, leais e amáveis, eles podem se tornar ótimos cães de terapia quando treinados adequadamente. Apesar da teimosia que alguns filhotes podem demonstrar, esses cães são inteligentes e podem adquirir habilidades de obediência. Eles são ótimos para realizar tarefas relacionadas à companhia e à interação com as pessoas. Além disso, adoram ser acariciados.
Quanto custa um Bernedoodle?
A faixa de preço desses cães pode chegar a US$ 5.000 a US$ 8.000, e é por isso que você precisa ter certeza de que tem orçamento para esse cão. Além disso, esses cães precisam de cuidados regulares, que também podem ser caros. Devido à sua personalidade e características, podemos dizer que esses cães valem o dinheiro. No entanto, você sempre pode adotar um canino de um abrigo ou de um resgate. Ao adotar um Bernedoodle, você precisa ter certeza de que todos os exames de saúde foram realizados e que o cão está saudável e qualificado para ser adotado.