Se sua infância foi durante a Era de Ouro da Animação Americana, você já deve estar familiarizado com o personagem Droopy. Ele é um personagem de desenho animado criado por Tex Avery para o programa "Dumb-Hounded". Droopy é um Basset Hound branco com o rosto caído, daí seu nome. A personalidade do desenho animado é fiel às características mostradas pelos Basset Hounds do mundo real. Droopy conquistou o público com sua inteligência, coração bondoso e estilo de vida descontraído. Outro Basset Hound notável que você pode ter visto na tela grande é Duke de "A vida secreta dos animais de estimação", um filme de 2016 que foi recebido positivamente pelas famílias.
Se estiver pensando em fazer de um Basset Hound seu cão de serviço, há características importantes (físicas e mentais) e considerações de saúde que devem ser levadas em conta. Leia abaixo para saber o que esperar.
Histórico
Os cães da raça Basset Hound foram criados na França e na Bélgica ("basset" é a palavra francesa para "baixo") por clérigos que pertenciam à Igreja Católica Romana. Diz-se que a raça foi criada originalmente na Abadia de St. Hubert. Hubert. Os frades da abadia precisavam de um cão farejador para caçar coelhos e veados nos bosques locais. Sua precisão e persistência no olfato os tornaram uma escolha popular entre os aristocratas franceses que gostavam de caçar. A raça se tornou mais popular e difundida depois que foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1885.
Características físicas e tempo de vida do Basset Hound
O Basset Hound é um cão baixo e musculoso que não ultrapassa 35 cm (14 polegadas) de altura no ombro. Os espécimes apresentam pernas poderosas, mas curtas, e exibem força e resistência de cachorro grande. Há 17 variações de cores reconhecidas pelo AKC e apenas 9 delas são consideradas "padrão". A maioria dos exemplares apresenta coloração preta, marrom e branca, preta, bronzeada e branca e marrom, preta e branca.
O Basset Hound pode chegar a impressionantes 18-29,5 kg (40-65 libras) para seu tamanho. Sua vida útil é bastante longa em comparação com a de muitas outras raças, podendo viver de doze a treze anos, desde que tenha bons cuidados médicos e uma dieta balanceada. Observe que esses cães são propensos à obesidade, problemas de ouvido, displasia de quadril, displasia de cotovelo, glaucoma e hipotireoidismo. Os veterinários recomendam prestar muita atenção em seus dentes e escová-los pelo menos duas vezes por semana.
O Basset Hound precisa ser escovado pelo menos uma vez por semana com uma escova macia. Sua pelagem curta pode cair muito se você negligenciar as sessões de escovação. Seu Basset Hound também precisará aparar as unhas e tomar banho pelo menos uma vez por mês para manter a pelagem brilhante.
Temperamento e capacidade de treinamento
Os Basset Hounds têm um temperamento suave e agradável em casa, mas podem ser teimosos e latir muito quando estão seguindo um cheiro. Seu latido é descrito como alto e estridente. Como você deve saber por personagens animados como Droopy e Duke, esses cães não demonstram muito afeto, mas são ferozmente leais.
Lembre-se de que cães de faro como o Basset foram criados propositadamente para serem independentes e focados, de modo que possam seguir um faro de forma confiável. Treinar filhotes de Basset Hound pode ser difícil, mas eles geralmente se dão bem com outros cães e animais de estimação em casa. O uso de petiscos e a socialização precoce na infância são cruciais para transformar seu Basset em um canino confiante e de temperamento equilibrado.
Os Basset Hounds são conhecidos por terem níveis de energia relativamente baixos, mas ainda assim precisam de caminhadas diárias em um ritmo moderado por pelo menos uma hora. Isso ajuda a mantê-los em forma e a evitar o excesso de peso. Se estiver procurando Basset Hounds para venda, recomendamos começar pelo AKC Marketplace. É claro que você sempre pode procurar resgates de Basset Hound disponíveis para adoção em organizações como BROOD, Basset Hound Rescue of Southern California e Guardian Angel Basset Rescue.
Treinamento de cães de serviço para Basset Hound
Os Basset Hounds podem ser uma boa opção como cães de serviço psiquiátrico (também chamados de cães de serviço mental) para algumas pessoas. Embora esses caninos não sejam muito enérgicos, eles podem funcionar como apoio emocional e usar a estimulação tátil para interromper a sobrecarga emocional, episódios de TEPT e ataques de ansiedade. Os espécimes são preferidos por seu caráter paciente, amoroso e firme. Muitos treinadores de cães acreditam que os espécimes podem trabalhar melhor como cães de terapia.
As pessoas que são cativadas pela aparência e pelo caráter independente do Basset Hound podem querer que seus cães sejam um pouco mais enérgicos. Se você é uma dessas pessoas, talvez tenha interesse em saber que há cãesBasset Hound Pitbull Mix e Beagle e Basset Hound Mix disponíveis. Este último também é conhecido pelo apelido de Bagle Hound.
Esses híbridos são conhecidos por serem brincalhões e, comparativamente, mais enérgicos. Devemos observar que as misturas mantêm a teimosia de seus pais Basset Hound. Você precisará usar muito reforço positivo e guloseimas e ser muito consistente com o treinamento para evitar o desenvolvimento de traços de caráter ruins.
Conclusão
Os Basset Hounds são excelentes cães farejadores e são conhecidos por trabalharem principalmente como cães de caça, cães de apoio emocional e cães de terapia. Embora os Basset Hounds possam ser ótimos companheiros e se destacar em determinadas áreas, suas características físicas e níveis de energia podem não ser ideais para o trabalho de serviço.
Os cães de serviço geralmente precisam executar tarefas como orientar pessoas com deficiências visuais, recuperar objetos, dar apoio ao equilíbrio ou alertar sobre condições médicas específicas. As raças comumente escolhidas para o trabalho de serviço incluem Labrador Retrievers, Golden Retrievers, Pastores Alemães e Poodles devido à sua capacidade de treinamento, temperamento e habilidades físicas.
Dito isso, vale a pena observar que cada cão pode variar em suas capacidades e pode haver exceções em que um Basset Hound ou um cão de raça mista com traços de Basset Hound possa ser treinado para realizar tarefas específicas como cão de serviço. Entretanto, isso seria uma exceção e não a norma. Se você precisar de um cão de serviço, é recomendável consultar profissionais especializados em treinamento e seleção de cães de serviço.