Você já deve saber que o processo de beijar provoca uma reação química no cérebro, acompanhada pela liberação de oxitônio - o chamado "hormônio do amor". Ele cria a sensação de apego e afeto. Como sempre associamos o beijo a sentimentos positivos, gostaríamos que ele representasse os mesmos sentimentos nos cães.
Quando nossos amigos de patas vêm até nós e lambem nossa mão/rosto, é provável que fiquemos mais felizes e pensemos: "Ah, você é tão doce e me ama!", não é mesmo? Por que os cães dão beijos e isso tem alguma relação com seu apego e amor por nós? Responderemos a essas perguntas no artigo de hoje.
Instinto de sobrevivência
Lamber, ou "dar beijos", tem suas raízes no instinto de sobrevivência dos cães selvagens e domésticos. A lambida é uma ferramenta de comunicação essencial entre a mãe e seus filhotes recém-nascidos. Por meio da lambida, ela não apenas limpa os filhotes, mas também estimula a respiração e outras funções físicas importantes.
Supõe-se que as mães fortaleçam o vínculo com seus filhotes por meio da lambida, pois certos hormônios são liberados durante esse processo.
Há também outro aspecto de "dar beijos" nos filhotes relacionado à sua sobrevivência, que pode ser rastreado até os lobos. Os filhotes de lobo costumavam lamber o focinho da mãe depois que ela voltava da caça, pois ainda não conseguiam mastigar. É provável que a lambida seja uma parte significativa do processo de transição de alimentos macios para alimentos sólidos. Os filhotes lambiam o focinho da mãe como um sinal para que ela os alimentasse, de modo que ela pudesse regurgitar o alimento em suas bocas. Essa "abordagem" ainda é comum nos cães modernos.
Explorando
Cheirar e lamber são "ferramentas" comuns para a exploração do ambiente. Nossos amigos de patas usam não apenas seu excelente olfato para coletar informações do ambiente, mas também a língua.
Sinal de submissão
"Dar um beijo" pode ter outro significado, importante para manter a ordem na matilha. Os membros mais dominantes da matilha tendem a receber "beijos" dos membros subordinados como um sinal de que seu domínio foi aceito e respeitado. Esse sinal de respeito é fundamental para que a matilha sobreviva e para que a harmonia seja preservada.
Falta de atividade
Você passa tempo suficiente passeando com seu amigo de patas, exercitando-o e brincando com ele? Como você deve saber, algumas raças são mais enérgicas do que outras e precisam de muita estimulação física e mental. Se o seu cão tem estado ativamente "dando beijos" recentemente, ele pode precisar de mais estímulo mental e físico.
Busca de atenção
Se um cão quiser chamar a atenção do dono, não importa se ela será positiva ou negativa. Mesmo que seu amigo de patas esteja bem familiarizado com as coisas que ele pode ou não pode fazer (ou seja, você não quer que ele o lamba no rosto), ele ainda pode fazer isso apenas para chamar sua atenção.
Tédio
O tédio é um possível motivo para o nosso amigo de patas dar beijos, o que está diretamente relacionado ao ponto acima. Mesmo que a condição geral de saúde de seu cão seja muito boa, você não deve negligenciar a estimulação mental dele. Os cães que ficam entediados podem começar a apresentar comportamentos indesejados e, se não forem tratados em tempo hábil, esses comportamentos podem se transformar em hábitos ruins. Quanto mais cedo você souber como educar e treinar adequadamente o seu cão, mais problemas comportamentais você evitará no futuro.
Seu cão gosta do seu gosto
Você está treinando há várias horas e está suando muito... Seu querido amigo vem até você e começa a lambê-lo vigorosamente. Sim, ele ainda o ama, mas o motivo dos beijos nesse caso específico pode ter mais a ver com o seu gosto salgado do que com o que ele sente por você. Se você tiver comido algo que seu cãozinho queira explorar de perto, poderá receber um grande beijo dele.
Carinho
Chegamos ao ponto que você talvez estivesse esperando desde o início. Seu cão pode realmente demonstrar seu apego e afeição por você por meio de lambidas. "Dê um beijo" é um comando comum usado no treinamento de Cães de Serviço Psiquiátrico, aplicado a situações em que a ansiedade ou a depressão do proprietário tenha aumentado. Alguns cães, especialmente quando têm um vínculo muito forte com seus humanos, lambem o rosto ou os braços de seus donos para acalmá-los. Nossos amigos de patas percebem nosso estado emocional e podem reagir a qualquer mudança nele, mesmo sem terem sido previamente treinados. Quanto mais forte for o vínculo e o contato físico com seu cão, mais frequentemente você poderá esperar que ele o "beije".
Estresse ou condição de saúde subjacente
Lambidas muito frequentes e muito enérgicas podem ser interpretadas como sinal de um problema de saúde subjacente. Em alguns casos, a lambedura excessiva pode ser causada por níveis elevados de estresse. Os possíveis motivos para altos níveis de estresse são:
1. Mudança para uma nova casa;
2. Reorganização dos móveis da casa;
3. Ummembro da família deixou a casa ou faleceu;
4. Receber um bebê;
5. Receber um novo animal de estimação;
6. Um determinado som/ cheiro/ pessoa/ objeto está presente e causa estresse.
Tenha em mente que qualquer mudança no ambiente, mesmo que você a perceba como sutil, pode afetar drasticamente o estado emocional do seu cão. É por isso que você deve tentar expor seu cãogradualmente às mudanças.
Em geral, diríamos que o significado do beijo de um cão depende de cada caso específico. No entanto, você deve sempre monitorar o comportamento do seu cão e entrar em contato com um veterinário se notar qualquer alteração, como comportamentos compulsivos, aumento/diminuiçãodrástica do nível de energia e alterações no apetite.