Quando falamos de cães de serviço treinados pelo proprietário, é importante observar que eles ainda não são reconhecidos por muitos governos. Os cães de serviço treinados pelo proprietário não são muito diferentes dos cães de serviço treinados em uma escola de treinamento de cães profissional/estabelecida. Queremos começar este artigo esclarecendo algumas coisas com antecedência.
Os cães de serviço que são treinados por seus proprietários geralmente são usados por proprietários que têm uma deficiência. Às vezes, esses cães são empregados a serviço de um membro da família. Queremos enfatizar que os cães de serviço treinados pelo proprietário são treinados para ajudar uma pessoa a lidar com uma deficiência mental e/ou física. O cão geralmente é treinado em casa e na área local onde o usuário/proprietário do cão de serviço mora. Os cães de serviço treinados pelo proprietário são raros, às vezes são treinados com a ajuda de um treinador de cães local, muitas pessoas optam por usar materiais de estudo on-line disponíveis gratuitamente e muitas outras decidem usar um curso de treinamento de cães on-line certificado.
A AirCanada e os cães de serviço treinados pelo próprio dono
Infelizmente, a AirCanada não aceita cães de serviço treinados pelo proprietário. Os canadenses que usam cães de serviço autotreinados e têm documentos emitidos pelo governo de sua província que lhes garantem direitos de acesso público podem ser aceitos a bordo das aeronaves operadas pela AirCanada, mas isso não é garantido. A companhia aérea é conhecida por tratar os casos de passageiros com cães de serviço autotreinados caso a caso há algum tempo. Até que as leis federais do Canadá se tornem mais unificadas no contexto dos cães de serviço, viajar de avião com um cão de serviço treinado pelo proprietário provavelmente incluirá uma negociação frustrante com a AirCanada. Recomendamos usar outras companhias aéreas canadenses, como a Air Transat e a WestJet, quando possível.
Além disso, talvez você queira optar por companhias aéreas dos EUA, quando houver opção, pois elas geralmente são muito mais tolerantes e receptivas a cães de serviço treinados pelo proprietário. Se você quiser treinar seu cão de estimação para se tornar um cão de serviço e estiver em Ontário, Colúmbia Britânica ou Alberta, há maneiras de seu cão de serviço treinado pelo proprietário receber documentos oficiais do governo local e obter direitos de acesso público.
Quais animais são considerados "cães de serviço" no Canadá?
Se você é um cidadão canadense, talvez já esteja ciente da sutil diferença na legislação entre as províncias. Embora a maioria das leis seja unificada nas dez províncias e nos três territórios, há diferenças importantes quando se trata de cães de serviço. O governo federal canadense tem uma única lei unificadora para cães de serviço chamada "Accessible Transportation for Persons with Disabilities Regulations" (Regulamentos de Transporte Acessível para Pessoas com Deficiência), que pode ser lida na íntegra nesta página. A lei descreve os cães de serviço como:
"cão de serviço significa um cão que foi treinado individualmente por uma organização ou pessoa especializada em treinamento de cães de serviço para realizar uma tarefa de assistência a uma pessoa com deficiência com uma necessidade relacionada à sua deficiência.(chien d'assistance)"
O parágrafo acima sugere que todos os cães de serviço legítimos devem ser treinados por treinadores de cães profissionais. No entanto, isso não é tudo o que você precisa saber, pois províncias como Alberta e Colúmbia Britânica possibilitaram que cães de serviço treinados pelo proprietário recebessem direitos de acesso público após serem aprovados em um teste. Isso efetivamente torna os cães de serviço autotreinados iguais aos olhos da lei. Além disso, cães de serviço treinados pelo proprietário são aceitos na província de Ontário.
Cães de serviço treinados pelo próprio dono em Ontário, Colúmbia Britânica e Alberta
Ontário tem uma lei chamada "Policy on ableism and discrimination based on disability" (Política sobre capacitismo e discriminação com base em deficiência) que afirma especificamente que cães de serviço autotreinados são permitidos e que nenhum prestador de serviços aberto ao público pode negar atendimento a uma equipe de cães de serviço. Você pode ver isso no artigo 191, seção 8 "Dever de acomodação":
"[191] Pessoas com deficiência que usam animais de serviço para ajudá-las com necessidades relacionadas à deficiência (como ansiedade) também são protegidas pela definição de "deficiência" na seção 10 do Código. Os animais de serviço não precisam ser treinados ou certificados por uma organização reconhecida relacionada à deficiência. No entanto, quando não for imediatamente óbvio que o animal está prestando um serviço relacionado à deficiência, a pessoa deve ser capaz de mostrar evidências (como uma carta de um médico ou outro profissional médico qualificado) de que ela tem uma deficiência e que o animal a auxilia em suas necessidades relacionadas à deficiência. Os prestadores de serviços e outras pessoas que receberem essa documentação não devem usar suas próprias suposições e observações para questionar essa verificação."
Observe que as pessoas que usam um cão-guia em Ontário podem solicitar uma carteira de identificação de cão-guia junto ao Ministério do Procurador Geral. Infelizmente, a Lei de Acessibilidade para Ontarianos com Deficiência (Accessibility for Ontarians with Disabilities Act,AODA) não se refere a pessoas que usam cães de serviço que não são cães-guia. De acordo com o Ontario Human Rights Code (Código de Direitos Humanos de Ontário) e a AODA, os animais de serviço não precisam ter certificados ou carteiras de identidade. A obtenção de uma carteira de identificação do Ministério do Procurador Geral de Ontário é totalmente opcional. Você pode ler mais sobre isso nesta página.
Conforme mencionado acima, as províncias de Alberta e Colúmbia Britânica empregam um teste que pode ser feito por cães de serviço treinados pelo proprietário e seus tratadores. A aprovação no teste concederá direitos totais de acesso público à equipe e você receberá documentos do governo da província. Se quiser saber mais sobre a Avaliação de Qualificação de Cães de Serviço de Alberta, visite o site do SD de Alberta. Se quiser saber mais sobre o processo de avaliação de cães de serviço na Colúmbia Britânica, visite a página da BC SD na Web e procure a parte em que diz "Self-trained teams and teams trained by non-accredited schools: Novo aplicativo - Documentação".
Se estiver se perguntando por que não incluímos informações sobre o restante das províncias, é porque elas não têm referências a cães de serviço treinados pelo proprietário e, em alguns casos, não têm leis para cães de serviço. Você pode saber mais sobre as leis sobre cães de serviço em outras províncias do Canadá lendo nosso artigo aqui.