Política de cães de serviço e ESA da Aeromexico Airlines

Jan 22,2025
In this article, we'll take a look at: Ocultar Mostrar

Viajar com nossos queridos amigos de patas pode ser uma experiência gratificante! No entanto, também requer planejamento cuidadoso e compreensão das políticas das companhias aéreas. Isso ajuda a garantir que tanto nós quanto os membros da nossa família de patas tenham uma experiência positiva.

A Aeromexico é a companhia aérea de bandeira do México. Ela opera voos para mais de 90 destinos, não apenas no México, mas também nas Américas do Norte, do Sul e Central, no Caribe, na Europa e na Ásia.

O artigo de hoje apresentará uma visão geral das diretrizes da Aeromexico para voar com animais de estimação e cães de serviço e o ajudará a se preparar adequadamente para o seu voo com a companhia aérea!

Principais conclusões

  • A Aeroméxico aceita animais de apoio emocional (ESAs)?

Sim, a companhia aérea aceita animais de apoio emocional, mas somente cães e gatos são permitidos. Além disso, esses animais devem ter um peso máximo de 26 lbs / 12 kg e dimensões máximas de 22 polegadas de comprimento e 12 polegadas de altura.

  • A Aeromexico aceitacães de serviço?

A Aeromexico aceita animais de serviço na cabine de passageiros. Os animais de serviço são treinados para realizar tarefas específicas para ajudar um indivíduo com deficiência.

Os animais de serviço e os animais de apoio emocional voam sem custo adicional?

Sim, de acordo com a política da companhia aérea, ambos os tipos de animais voam sem custo, pois oferecem apoio aos passageiros. Enquanto os cães de serviço realizam tarefas específicas relacionadas a uma deficiência, os animais de apoio emocional oferecem apoio terapêutico por meio de afeto e companhia.

  • Como obter um cão de serviço?

Como os cães de serviço realizam um trabalho específico para o benefício de um indivíduo com deficiência, eles devem passar por um treinamento especializado. Se você já tem um cão, nossa equipe da Service Dog Training School International terá prazer em ajudá-lo a treiná-lo adequadamente!

  • Como se qualificar para um cão de serviço?

Para se qualificar para um cão de serviço, você deve ser diagnosticado com uma deficiência que limite uma ou mais atividades importantes da vida.

  • Como começar?

Comece fazendo a avaliaçãosimples do treinamento on-linedo SDTSI para ver se você se qualifica e inscreva-se no que seja mais adequado para você e seu companheiro de patas.


Voar com animais de estimação na cabine - Diretrizes gerais

Os passageiros que pretendem levar um animal de estimação para a cabine precisam primeiro se familiarizar com as condições de aceitação da companhia aérea.

  • A companhia aérea aceita apenas cães e gatos na cabine do cliente.

  • Os passageiros que planejam fazer o check-in de seus animais de estimação devem chegar aos balcões de check-in 2 horas antes do voo, se a viagem for doméstica, e 3 horas antes da partida, se a viagem for internacional.

  • O peso máximo permitido para animais de estimação, incluindo a caixa de transporte, é de 9 kg.

  • A companhia aérea só permite animais de estimação em assentos na janela. Eles não podem ser colocados em fileiras de saída de emergência ou em assentos de anteparo.

  • Os animais de estimação devem ter pelo menos 6 meses de idade para voar para os Estados Unidos e 8 semanas de idade para todos os outros itinerários.

  • A companhia aérea não aceita animais de estimação fêmeas com filhotes em fase de amamentação e animais que ainda não tenham sido desmamados.

  • Animais de estimação sob tratamento veterinário não serão permitidos e devem estar acompanhados de um atestado de saúde

  • Para serem transportados, os animais de estimação devem caber confortavelmente em seus contêineres flexíveis e poder se movimentar livremente.

  • O transportador deve caber sob o assento voltado para a frente e não deve exceder as dimensões do assento.

  • O transportador do animal de estimação precisa ser à prova de vazamentos, oferecer boa ventilação e ser feito de um material flexível

A companhia aérea especifica que os animais de estimação que não atendem aos requisitos de viagem na cabine podem ser despachados para viajar no compartimento de carga, sujeito à disponibilidade do serviço. Eles devem atender aos critérios necessários ou podem ser despachados pela Aeromexico Cargo, seguindo as exigências aplicáveis.

Requisitos do transportador de animais de estimação

As dimensões permitidas para o transportador de animais de estimação são as seguintes 40 L x 30 L x 20 A cm / 16 L x 12 L x 8 A polegadas.

Além disso, os transportadores de animais de estimação devem:

  • Ser feitos de material flexível / ter laterais macias.

  • Ter uma base interna feita de material absorvente em uma única peça.

  • Ser bem ventilado.

  • Oferecer espaço suficiente para que o animal de estimação possa se virar e deitar confortavelmente.

  • É permitido apenas um cão ou gato por contêiner.

  • O peso máximo permitido é de 9 kg - o peso do animal de estimação e da caixa de transporte juntos.

Máximo de animais de estimação permitidos por voo

O número máximo de animais de estimação permitido por voo depende do tipo de avião e da classe da cabine e pode variar de 3 a 6.

Você pode encontrar informações mais detalhadas no site da companhia aérea na seção "Condição de aceitação".

Máximo de animais de estimação permitidos por passageiro

A Aeromexico permite apenas um animal de estimação por passageiro. No entanto, isso também inclui animais de apoio emocional (ESA) e cães de serviço. Isso significa que os passageiros não podem estar acompanhados de um cão de serviço e um animal de estimação; um ESA e um animal de estimação; ou um ESA e um animal de serviço na cabine.


Restrições

Salas de embarque e Premier Lounges

Os animais de estimação devem permanecer em suas caixas de transporte antes do embarque, ao entrar na aeronave e durante toda a duração do voo. O contêiner deve exibir a etiqueta Pet in the Cabin (PETC), que será fornecida nos balcões de check-in.

A companhia aérea fornece acesso às salas VIP Salon Premier, desde que o animal de estimação permaneça em sua caixa e o passageiro seja responsável por seus cuidados.

Durante o voo

  • O custo do transporte do animal de estimação é de responsabilidade do passageiro.

  • Os animais de estimação devem viajar no mesmo voo que seus donos.

  • Os passageiros estão proibidos de alimentar seus animais de estimação ou dar-lhes água a bordo da aeronave.

  • Os animais de estimação não podem ocupar assentos designados para passageiros em nenhuma circunstância, mesmo que esses assentos estejam desocupados.

  • Ao viajar com um animal de estimação, um assento na janela será designado ao passageiro, exceto nas saídas de emergência e nas fileiras de anteparo. No entanto, a companhia aérea especifica que, em voos da Classe Premier a bordo da aeronave Embraer 190, eles permitem apenas um animal de estimação na cabine por voo, e um assento no corredor será designado ao passageiro.

  • Caso seja necessário fazer uma limpeza na aeronave devido à presença de um animal de estimação, o passageiro será responsável por isso.

  • A companhia aérea fornece itens como cobertores e travesseiros exclusivamente para os passageiros.

  • Em caso de emergência, não será fornecido oxigênio para os animais de estimação.

  • Se um passageiro em um assento próximo for alérgico a animais de estimação, um assento diferente poderá ser designado para o passageiro com um animal de estimação.

  • Se não houver assento alternativo disponível, o passageiro que estiver viajando com um animal de estimação terá seu voo alterado sem custo adicional ou penalidade. No entanto, a companhia aérea também não oferecerá compensação extra por essa alteração.

  • Os passageiros devem colocar seus transportadores de animais de estimação embaixo do assento, horizontalmente e virados para a direção oposta.

  • A companhia aérea não permite que menores de idade desacompanhados voem com um animal de estimação na cabine.

Observe que você poderá voar com seu animal de estimação na cabine somente em voos operados pela Aeromexico. Para quaisquer voos de conexão, você precisará se familiarizar com as exigências de viagem de animais de estimação da companhia aérea específica.

A Aeromexico aconselha os passageiros que viajam com animais de estimação a garantir que haja tempo suficiente para o check-in do animal durante a conexão.

Regulamentos para o transporte de animais no México

  • Cães e gatos devem ter pelo menos 8 semanas de idade para serem aceitos para transporte.

  • Cartão de vacinação - é necessária uma vacina antirrábica válida, incluindo a data de administração e o período de validade, juntamente com mais detalhes sobre o produto (animais com menos de 3 meses estão isentos).

  • Devem ser fornecidos o original e a cópia de um certificado de saúde, válido por 5 dias a partir da data de emissão. O certificado deve ser emitido por um veterinário licenciado e escrito em papel timbrado, com o número de sua licença profissional, e deve incluir: o nome e o endereço do proprietário, a raça, o sexo, a idade e a cor do animal, bem como os endereços de origem e de destino.

Regulamentos para o transporte de animais para fora do México

  • Cães e gatos devem ter pelo menos 8 semanas de idade para serem aceitos a bordo.

  • Cartão de vacinação - o passageiro deve apresentar uma vacina antirrábica atualizada para seu animal de estimação, mostrando a data da administração e os detalhes do produto (animais com menos de 3 meses estão isentos).

  • Para animais de estimação que viajam para os Estados Unidos, a vacina contra a raiva deve ser administrada pelo menos 28 dias antes da chegada.

  • Um certificado de saúde, válido por 5 dias a partir da data de emissão, deve ser apresentado em original e cópia. Ele deve ser emitido por um veterinário, escrito em papel timbrado, que inclua o número da licença do veterinário. Além disso, deve incluir: o nome e o endereço do proprietário, a raça, o sexo, a idade e a cor do animal e os endereços de origem e destino.

  • Certificado de Saúde Animal para Exportação SAGARPA - SENASICA: é exigido para a maioria dos destinos (exceto voos para os EUA e Canadá). Deve ser emitido por um veterinário licenciado em papel timbrado e incluir seu número de licença.

A Aeromexico recomenda enfaticamente que seus passageiros analisem as exigências e condições específicas que se aplicam a cada rota.


Regulamentos para o transporte de animais para o México

  • Cartão de vacinação.

  • É necessário um certificado de saúde emitido por um veterinário (original e cópia), válido por até 15 dias a partir da data de emissão. Ele deve ser apresentado em papel timbrado com o número da licença do veterinário e também deve incluir as seguintes informações: nome e endereço do proprietário, raça, sexo, idade e cor do animal e os endereços de origem e destino.

  • Os animais de estimação devem ter sido vermifugados (interna e externamente) nos seis meses anteriores à entrada no México, com a data e o nome do produto especificados.

  • Para animais de estimação que retornarem ao México dentro de 15 dias após a partida, o certificado de saúde original (apresentado na partida) e o registro de vacinação contra a raiva serão aceitos.

Além disso, os passageiros são responsáveis por analisar e cumprir os requisitos específicos de seu país de destino e consultar a embaixada ou os escritórios da SAGARPA-SENASICA relevantes. Eles devem garantir a conformidade com as regulamentações nacionais e estaduais para a entrada e saída do país.

Animais de estimação viajando para Londres

Não é permitido que animais de estimação viajem na cabine de passageiros para Londres.

Se quiser saber mais sobre os regulamentos para voar com animais de estimação de/para outros países, como Colômbia e Canadá, consulte a seção "Documentação" no site da companhia aérea.

Voando com animais de estimação/ESAs e cães de serviço para os EUA

A Aeromexico recomenda que seus passageiros analisem os regulamentos e restrições para viajar com cães para os EUA.

Observe que, em 1º de agosto de 2024, o CDC emitiu novos regulamentos sobre viagens com cães para os Estados Unidos. Essas normas se aplicam tanto a cães de estimação quanto a animais de serviço.

Quando os cães entram nos EUA vindos de um país de baixo risco, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

- O cão deve ter pelo menos 6 meses de idade.

- O cão deve parecer saudável antes da partida e durante o voo.

- O cão deve ter um certificado de saúde com o número do microchip.

- O proprietário deve apresentar documentação como prova de treinamento do cão de serviço (válido para cães de serviço e ESAs).

- O proprietário deve preencher e enviar o formulário de importação de cães do CDC. A aprovação deve ser apresentada no balcão do aeroporto antes do voo.

Lembre-se de que o formulário do CDC deve ser preenchido em inglês.

Os cães que saíram dos EUA vacinados, viajaram para um país de alto risco e retornaram aos EUA devem atender às seguintes exigências:

  • O cão deve ter pelo menos 6 meses de idade.

  • O cão deve parecer saudável antes e durante o voo.

  • O cão deve ter um microchip (forneça o número no Formulário de Importação de Cães do CDC).

  • O proprietário deve apresentar o certificado de vacinação contra a raiva emitido por um veterinário nos EUA e endossado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), juntamente com um certificado de saúde para exportação aprovado por eles (válido até 31 de julho de 2025).

  • O proprietário deve preencher e enviar o Formulário de Importação de Cães do CDC. A aprovação deve ser fornecida no balcão do aeroporto antes do embarque.

Os cães vacinados fora dos EUA e provenientes de um país de alto risco não podem ser transferidos.

A companhia aérea ressalta que, se a origem for um país de alto risco e houver uma escala no México, o cão não terá permissão para entrar nos EUA, mesmo que o México seja considerado um país de baixo risco.

Você pode consultar os países considerados de alto risco no site do CDC.

Coisas que você deve ter em mente:

  • Pelo menos 3 horas antes da partida, os passageiros devem ir ao balcão com um agente da Aeromexico para apresentação e análise de documentos, além do exame físico do cão.

  • Os passageiros são responsáveis por verificar e cumprir as exigências estabelecidas pelo CDC para o transporte de cães para os EUA. Se não houver conformidade com os regulamentos, o transporte e a entrada do cão nos EUA serão negados.

  • Se o CDC concluir que o cão não atende aos requisitos mínimos estabelecidos, será de responsabilidade do passageiro resolver as deficiências e cobrir quaisquer custos resultantes dessa não conformidade.

  • Quando o CDC decidir que o cão não tem permissão para entrar nos EUA, ele deverá ser devolvido ao país de origem.

Voando com animais de estimação - Taxas

Os custos listados abaixo se aplicam a cada trecho de voo.

Para voos domésticos

Baixa temporada

$1.350 MXN (impostos incluídos) ≈ $67,72 USD

Alta temporada

$1.700 MXN (taxas incluídas) ≈ $85,28 USD

Para voos internacionais

Baixa temporada

$162 USD EUR, GBP, CAD

Alta temporada

$168 USD EUR, GBP, CAD

A Aeromexico aceita animais de serviço?

Sim, a companhia aérea aceita animais de serviço. Esses cães devem ser treinados para realizar tarefas específicas ou fazer um trabalho específico para um passageiro com deficiência.

Que tipos de animais de serviço são aceitos pela Aeromexico?

A Aeromexico aceita os seguintes tipos de cães de serviço:

  • Cães-guia que auxiliam passageiros com diagnóstico de cegueira;

  • Cães que auxiliam passageiros com deficiências auditivas;

  • Cães treinados para detectar o início de episódios de convulsão;

  • Cães treinados para ajudar passageiros com deficiências motoras.

Viajar de avião com cães de serviço - Diretrizes gerais

Recomendamos enfaticamente que você analise as normas da companhia aérea para voar com cães de serviço, pois elas o ajudarão a se preparar melhor para o voo.

  • Os animais de serviço (SVAN) são restritos apenas a cães.

  • Os cães-guia devem usar um arreio e uma etiqueta de identificação.

  • A aceitação de animais de serviço dependerá de seu tamanho.

  • Os animais de serviço precisam ser registrados pelo menos 2 horas antes da partida.

  • Os animais de serviço devem ter no mínimo 8 semanas de idade.

  • Os animais de serviço devem se comportar adequadamente em público e seguir os comandos de seus donos.

  • Os animais de serviço devem permanecer sentados no piso oposto ao assento de seu dono durante todo o voo.

  • Não há restrições quanto ao número de horas de voo.

  • Se necessário, levando em conta as habilidades físicas ou motoras do passageiro, a responsabilidade pela limpeza da cabine devido ao animal de estimação recairá sobre ele.

  • No caso raro de o cão se comportar mal, a companhia aérea poderá solicitar detalhes sobre seu treinamento como animal de serviço.

Os animais de serviço e os animais de apoio emocional voam sem custo?

Sim, não há taxas adicionais para esse serviço.

Voo com animais de serviço - Restrições

  • Itens como cobertores e travesseiros são designados exclusivamente para uso do cliente.

  • Os passageiros que voam com cães de serviço têm o direito de ocupar qualquer assento disponível, desde que não seja nas saídas de emergência.

  • Para passageiros voando com animais de serviço de médio ou grande porte, um assento em frente ao anteparo pode ser alocado sem custo adicional.

  • O animal de serviço nunca deve ser colocado no assento designado para o passageiro, mesmo que esteja vago.

  • A Aeromexico não tem nenhum limite de peso específico para viajar com um animal de serviço. Se o animal for de médio ou grande porte, o passageiro será realocado em um assento oposto ao anteparo para evitar invadir o espaço de outros passageiros ou o corredor.

  • Se um passageiro próximo tiver alergia a cães, poderá ser oferecido um assento alternativo. Se não houver outros assentos disponíveis, o voo do cliente que estiver viajando com o animal será alterado sem custo adicional ou penalidade. Nenhuma outra compensação será fornecida devido a essa alteração.

  • Como já mencionado no artigo acima, um passageiro pode viajar com apenas um animal de estimação, incluindo animais de apoio emocional e animais de serviço. Isso significa que um passageiro não pode transportar um animal de serviço e um animal de estimação, uma ESA e um animal de estimação, ou uma ESA e um animal de serviço.

  • A comida servida no avião é apenas para passageiros.

Voando com animais de serviço para Londres (Reino Unido)

Alguns destinos, como o Reino Unido, têm regulamentos específicos de quarentena para animais.

Nesses casos, os passageiros precisam obter autorização prévia e pagar uma taxa de processamento para garantir a entrada de seus cães.

A Aeromexico aconselha os tutores de cães de serviço que voam com seus animais para Londres a entrar em contato com o seguinte centro de recepção para obter assistência:

Informações de contato:

Centro de Recepção de Animais da Cidade de Londres

Guildhall, PO Box 270, Londres EC2P 2EJ

Telefone: (0044) 208 745 7894

Número máximo de animais de serviço por passageiro

Apenas um animal de serviço é permitido por passageiro, exceto em voos para os EUA.


Voar com um animal de apoio emocional - Diretrizes gerais

  • A companhia aérea permite cães e gatos apenas como animais de apoio emocional.

  • Os animais de estimação não devem exceder 12 kg (26 lbs) de peso e não devem medir mais de 22 polegadas de comprimento e 12 polegadas de altura.

  • A aceitação desses animais depende de seu tamanho.

  • Todos os animais devem ter pelo menos 8 semanas de idade.

  • O check-in dos animais de estimação deve ser feito pelo menos 2 horas antes da partida.

  • O animal pode ser treinado ou não para tarefas específicas. No entanto, os ESAs devem ser treinados para se comportar adequadamente em ambientes públicos, de forma semelhante aos requisitos para animais de serviço.

  • Se necessário, o cliente é totalmente responsável pela limpeza do animal enquanto estiver na aeronave.

Restrições para voar com animais de apoio emocional

  • Companhias aéreas como a Iberia (IB) e a Air Europa (UX) não permitem animais de apoio emocional (ESA) em voos de conexão. Lembre-se de que se você iniciar sua viagem com a Aeromexico e continuá-la com essas companhias aéreas, seu ESA não será aceito.
  • Os animais de apoio emocional devem permanecer no colo do passageiro ou embaixo do assento à sua frente durante todo o voo e não devem obstruir o espaço de outros passageiros ou o corredor.
  • Os passageiros não têm permissão para alimentar ou dar líquidos a seus animais de estimação durante o voo.
  • A comida a bordo é estritamente para os passageiros.
  • Animais de apoio emocional nunca são permitidos em assentos, mesmo que estejam desocupados.
  • Se um passageiro próximo tiver alergias ou preocupações semelhantes, um assento alternativo poderá ser oferecido a ele. Se não houver assentos disponíveis, o passageiro com o animal de apoio emocional será remarcado em um voo diferente, sem custo adicional ou penalidade, embora nenhuma compensação seja fornecida para essa mudança.
  • Não é necessário um transportador para animais de apoio emocional se eles forem devidamente treinados e atenderem aos mesmos padrões dos animais de serviço.
  • Cada passageiro tem permissão para levar um animal a bordo, o que inclui animais de apoio emocional (ESA) e animais de serviço. Isso significa que um passageiro não pode transportar um animal de serviço junto com outro animal de estimação na cabine, ou um ESA com outro animal de estimação na cabine, ou um ESA com um animal de serviço.
  • Menores desacompanhados não podem viajar com animais de apoio emocional (ESA), pois não podem ser responsáveis por animais de estimação a bordo.

Quais animais não são permitidos como animais de apoio emocional?

Roedores e suas variantes (incluindo camundongos, ratos, hamsters, gerbilos, répteis e porquinhos-da-índia) não podem viajar na aeronave. Além disso, pássaros e pequenos animais de estimação de bolso, como ouriços, coelhos, chinchilas, cães da pradaria e furões, também são proibidos.

Animais de apoio emocional em voos para Londres

A companhia aérea não permite ESAs em voos para Londres.


Como obter um cão de serviço?

Se precisar de um cão de serviço, você tem as seguintes opções disponíveis:

Obter um cão de serviço totalmente treinado

Muitas organizações e treinadores se concentram no treinamento de cães de serviço, oferecendo programas que incluem treinamento de filhotes, obediência básica e treinamento para tarefas específicas. Esse processo geralmente leva cerca de dois anos e pode custar entre US$ 30.000 e US$ 40.000. Esses cães têm a vantagem de serem avaliados previamente, domesticados e capacitados para tarefas especializadas.

Entretanto, o alto preço e a falta de envolvimento no treinamento inicial do cão podem ser desvantagens. Além disso, geralmente há longos períodos de espera, especialmente com organizações sem fins lucrativos, que podem levar de um a vários anos.

Treinamento de seu cão por meio de uma organização ou treinador

Uma opção mais econômica é ter seu cão treinado por uma escola ou por um treinador profissional. No entanto, isso ainda pode ser caro. Os preços geralmente dependem da duração, do local e da reputação do programa, geralmente variando de US$ 1.000 a US$ 2.000.

Essa opção permite um envolvimento mais pessoal por meio de sessões em grupo ou individuais. No entanto, uma desvantagem desse tipo de treinamento é a atenção limitada em aulas em grupo e um cronograma de treinamento definido.

Auto-treinamento de um cão de serviço pelo proprietário

Essa abordagem ganhou popularidade entre os proprietários de cães que buscam a assistência de seus animais de estimação, pois é flexível e econômica. Ela também oferece uma oportunidade de criar laços com seu cão. Programas de treinamento estruturados e fáceis de seguir, com suporte completo de um tutor, oferecem ótimas oportunidades para treinar seu próprio cão de estimação, independentemente de sua localização, e praticar em seu próprio ritmo.

Entretanto, esse processo exige tempo, esforço e paciência. Se você for comprometido e persistente, e se o seu cão for saudável e tiver o temperamento adequado, você poderá ter sucesso no treinamento!

Treine seu cão como um cão de serviço por meio da Service Dog Training School International

Se você acha que se beneficiará com a ajuda do seu amigo de patas como cão de serviço, poderá Curso Intensivo para Cães de Serviço.

Exemplos de outras tarefas específicas de cães de serviço incluem:

Outras tarefas Terapia de pressão profunda, estimulação tátil (como cutucar o nariz ou dar um beijo), prevenção de sobrecarga emocional, controle de multidões, interrupção de comportamentos repetitivos, localização de saídas e condução à segurança, alertas de ansiedade, lembretes de medicamentos e recuperação de itens.

Eles estão incluídos em nosso diabetes, problemas cardíacos).

Para garantir que você se sinta à vontade durante o treinamento, você terá acesso a um tutor dedicado e a uma equipe de treinadores para assistência.

Após a conclusão do treinamento, você receberá um certificado e seu cão será registrado na escola.

Essa documentação pode ser particularmente útil ao visitar espaços públicos ou viajar com seu cão de serviço!

Perguntas frequentes

É possível transportar um animal de estimaçãoregistradona Aeroméxico (AVIH)?

Sim, a companhia aérea permite que os passageiros viajem com animais de estimação registrados. Esse serviço permite que você transporte seu animal de estimação no porão da aeronave como parte de sua bagagem despachada. A companhia aérea especifica que os animais de estimação devem viajar no mesmo voo que seus donos.

Os passageiros que partem de Paris ou Amsterdã e que desejam viajar com seus animais de estimação devem fazer uma solicitação pelo menos 72 horas antes da partida programada. Isso pode ser feito por meio da Central de Atendimento da companhia aérea ou no aeroporto.

Quais animais são permitidos como bagagem despachada?

A companhia aérea aceita apenas cães, gatos e pássaros como animais de estimação despachados para viajar na área de bagagem.