Requisitos do cão de serviço - treinamento, custos e certificação

Sep 11,2020

Os cães de serviço (às vezes chamados de cães de assistência) são treinados para realizar tarefas cotidianas para uma pessoa com deficiência. Essa deficiência pode variar de sensorial (como cegueira ou audição) a física, neurológica e psiquiátrica. Os cães de assistência podem ajudar as pessoas a superar as limitações causadas pela deficiência, aumentar sua independência e obter uma melhor qualidade de vida.

Abaixo, listamos tudo o que você precisa saber para obter um cão de serviço. Pode valer muito a pena para um indivíduo necessitado.


Quais são os requisitos do cão de serviço?

Se você planeja adquirir um cão ou já tem um cão que deseja treinar para se tornar um animal de serviço, veja abaixo os requisitos associados à posse de um cão de serviço:

1. Uma pessoa está qualificada para ter um cão de serviço se tiver uma deficiência física ou mental.

2. O cão de serviço deve estar sob o controle de seu condutor.

3. Um cão de serviço é treinado para executar tarefas específicas que ajudam o condutor.

4. Quando não estiver claro qual serviço o animal presta, é permitido fazer estas duas perguntas ao condutor. (1) o cão é um animal de serviço necessário para uma deficiência e (2) qual tarefa o cão foi treinado para realizar.



Como fazer com que seu cão se torne um cão de serviço: O PROCESSO GERAL

Neste guia passo a passo, vamos colocá-lo na direção certa e informá-lo sobre como fazer com que seu cão se torne um cão de serviço qualificado.

1. Determine a melhor raça de cão para você

2. Encontre um fornecedor de cães de serviço ou treine seu cão você mesmo

3. Treinamento de cães de serviço

4. Teste de acesso público

5. Certificação do cão de serviço


Etapa 1: Determine a melhor raça de cão para você

Os cães de serviço são treinados para atender a requisitos muito individualizados de seu acompanhante. Depois de decidir adquirir um cão de serviço, a próxima tarefa é determinar a raça apropriada.

Que raças são os melhores cães de serviço?

Qualquer raça! Qualquer raça de cão com treinamento adequado pode ser adequada para o trabalho de serviço. De acordo com as regras da ADA, um estabelecimento não pode discriminar um cão de serviço somente pelo fato de ele ser de uma determinada raça ou tamanho.

Raças como Golden Retrievers, Labrador Retrievers e Pastores Alemães são as mais populares quando as pessoas pensam em adquirir cães de serviço por causa de seu temperamento e treinabilidade preferidos.

O temperamento de um cão de serviço ideal:

- Calmaria

- Prontidão

- Disposição para agradar

- Capacidade de aprender informações

- Capacidade de ser socializado em diferentes situações e ambientes

- Confiabilidade na execução de tarefas repetitivas

Cães agressivos ou que se assustam facilmente podem não ser adequados para trabalhos com cães de serviço até que seu temperamento público melhore.

Quando estiver escolhendo um candidato a cão de serviço, é importante estar ciente de qual deficiência o cão está sendo treinado para ajudar. Uma pessoa que precise de um cão para ajudá-la com a mobilidade pode precisar de uma raça maior, enquanto um cão de pequeno porte pode ser um excelente cão de serviço para alerta de diabetes.

E quanto à idade de um candidato a cão de serviço?

Não há um limite rígido de idade para cães de serviço. O fato de um cão ser reconhecido como cão de serviço em público depende de muitos fatores diferentes. Em geral, os cães devem ter pelo menos 6 meses de idade e ter passado da fase de filhote. Normalmente, os cães com menos de 3 anos de idade poderão prestar um serviço de duração razoavelmente longa e receber o treinamento adequado necessário para se tornarem cães de serviço.

É importante conhecer a condição do seu cão para evitar sobrecarregar a saúde do animal de serviço e também para garantir que ele esteja apto para as tarefas para as quais será treinado.

Todos os cães de serviço também devem ser castrados para que os machos sejam menos agressivos e as fêmeas não precisem trabalhar quando estiverem no cio.

Embora isso possa parecer muito para ser levado em conta em sua decisão, não se preocupe. Você também pode procurar orientação de seu médico e de um veterinário, que poderão ajudá-lo a encontrar os melhores candidatos para sua condição específica.


Etapa 2 Encontre um fornecedor de cães de serviço ou treine seu cão você mesmo

Algumas organizações com ou sem fins lucrativos treinam cães de serviço e os colocam para adoção após a conclusão do treinamento. Um cão de serviço treinado atende a necessidades muito individualizadas de seu acompanhante. Por serem treinados em um grau tão elevado, os cães de serviço podem ser caros e as listas de espera por um par perfeito podem chegar a anos. Você pode esperar comprar um cão de serviço por um valor inicial entre US$ 15.000 e US$ 50.000. O valor específico será determinado pela raça do cão e pelos tipos de treinamento que ele recebe.

De acordo com as regras da ADA, seus cães de serviço não precisam ser treinados por essas organizações, agências ou indivíduos profissionais. Se você já tem um cão que deseja treinar para se tornar um animal de serviço, faz sentido, financeiramente e em termos de tempo, treinar seu próprio cão de serviço com a ajuda de instruções específicas.


Etapa 3 Treinamento do cão de serviço

Cada equipe de cão de serviço/manipulador é treinada individualmente para atender às necessidades exclusivas do manipulador. Não importa quantas habilidades seu cão precise aprender, todo o processo de treinamento pode ser um desafio.

A maior parte do seu tempo será gasta no treinamento. De acordo com a International Association for Assistance Dog Partners (IAADP), os cães de serviço ou de assistência devem receber um MÍNIMO de 120 horas de treinamento.

Se você não sabe no que está se metendo antes de se comprometer com esse processo, o


Etapa 4 Teste de acesso público

Como um cão de serviço, seu assistente animal pode acompanhá-lo a todas as áreas de acesso público, incluindo restaurantes, lojas, aeroportos e aviões, teatros, parques etc. Portanto, o acesso público é uma das etapas mais importantes em que o cão de serviço aprende a trabalhar como parte de uma equipe e a cuidar das necessidades do condutor. Várias agências ou organizações estabelecem Testes de Acesso Público para ajudá-lo a entender os comandos e comportamentos que um cão de serviço treinado deve obedecer e seguir, e assim você terá certeza de que seu cão é manejável em público.

Aqui está uma lista de critérios que seu cão de serviço deve atender antes de levá-lo ao público:

- Concentrar-se no condutor.

- Ser gentil e estável, sem medo ou agressão a outros animais ou humanos.

- Permanecer em silêncio ao lado do condutor.

- Sentar-se ou deitar-se calmamente no chão ao lado do dono.

- Andar bem na coleira.

- Ignorar distrações, como outros cães, comida ou sons estranhos, a menos que isso faça parte da tarefa.

- Responder rapidamente aos comandos e às instruções do treinador.

- Não farejar a menos que tenha permissão para isso.


Etapa 5 Certificação do cão de serviço

Nos EUA, a certificação de cães de serviço não é necessária de acordo com a ADA, mas a prova de treinamento pode ser útil no futuro, portanto, mantenha registros. No Canadá, a certificação para acesso público facilita muito a vida. No Reino Unido, somente os cães de serviço bem treinados e certificados se qualificam para entrar em locais onde os animais são proibidos ou quando acompanham os donos em um táxi ou avião.

Depois de concluir o