Como engordar um cão: 5 dicas saudáveis para ganhar peso

Aug 05,2022

Por que você engordaria um cão?

Muitos de nós, donos de cães, concordamos que é particularmente difícil manter a comida longe de nossos cães na maior parte do tempo. É por isso que a pergunta acima pode parecer um pouco contra-intuitiva. A realidade é que nem todos os cães gostam de ficar o mais próximo possível da mesa e esperar que alguns restos entrem em suas barrigas, e nem todos os cães gostam de se empanturrar com tudo o que encontram. Os cães podem ser exigentes e seu apetite está sujeito a alterações devido às mudanças de humor, à saúde e à qualidade do alimento que está sendo servido.

Se seu cão pular uma ou duas refeições, às vezes isso não é motivo de preocupação. No entanto, se você notar uma queda acentuada no apetite do cão e começar a ver as costelas e os ossos do quadril dele mais pronunciados, você deve definitivamente conversar com um veterinário. Talvez seja necessário começar a engordar seu cão.


Por que seu cão continua perdendo peso?

Há vários motivos que podemos apontar que afetam a vontade de comer de seu amigo de patas. Alguns cães são simplesmente exigentes e talvez seja necessário trocar o alimento para descobrir o que seu cão gosta e o que não gosta. O estresse é um fator importante que afeta a disposição do apetite do cão. Se o seu amigo de patas estiver estressado, é muito provável que a vontade de comer diminua e o cão pode se recusar a comer por um dia inteiro. Os veterinários nos lembram que a dor de dente também pode dissuadir os cães de comer. Não se esqueça de verificar as gengivas e os dentes de seu cão pelo menos uma vez por semana. Se você não tiver certeza do motivo pelo qual seu cão não come, apresenta níveis de atividade muito baixos e tem um corpo magro, marque uma consulta com um veterinário para que ele possa fazer exames e ver o que há de errado com seu companheiro. Seu cão pode estar doente e precisar de medicação antes de melhorar. Um bom diagrama da famosa marca de ração para animais de estimação Purina está listado abaixo e mostra os padrões gerais para um corpo saudável de seu cão:



Consulte um veterinário sobre o peso saudável de seu cão

Cada cão tem uma constituição física diferente e, embora existam alguns tipos de corpo comuns entre as raças que foram criadas para trabalho, caça e companhia, devo salientar que o peso saudável de seu cão não é necessariamente o mesmo de outros cães da mesma raça. Você deve conversar com o veterinário sobre o peso ideal do seu cão e deixar que seu amigo de patas faça um check-up físico pelo menos uma ou duas vezes por ano. De modo geral, a caixa torácica do seu cão deve ser claramente delineada e, quando você passa a mão sobre o núcleo do cão, deve haver uma camada macia de gordura por baixo; os ossos do quadril não devem ser muito salientes e o traseiro do cão deve ser bonito e redondo. Espera-se que os cães usados em competições e corridas sejam naturalmente mais magros e musculosos, mas eles devem ter uma camada de gordura macia e agradável sob a pele.


Aqui estão nossas 5 dicas para engordar um cão


1. Remova os fatores de estresse.

Às vezes, os cães precisam de um pouco mais de tempo para se adaptar a novos ambientes e voltar a ser equilibrados. Se você mudou recentemente de apartamento/casa, introduziu um novo animal de estimação na casa ou recebeu um bebê na família, seu cão pode precisar de algum tempo para se adaptar. Alguns donos de cães que perderam seus cães e depois tiveram a sorte de pegá-los em um abrigo local relataram que seu cão não se alimentou muito bem por alguns dias. Sentir-se abandonado, solitário e longe de sua família não é algo que se supera facilmente. Recomendamos que você seja paciente e dedique mais tempo para brincar e criar laços com seu cão. Se você recebeu recentemente um novo animal de estimação ou um bebê em sua casa, tente organizar "reuniões" ou apenas algum tempo para passar com seu cão e o novo membro da família. Você só precisará de tempo e paciência.


2) Certifique-se de que seu cão não esteja sentindo dor.

Os cães que sofreram uma lesão recentemente podem não ter um apetite saudável. Faça uma boa massagem em seu cão para ajudá-lo a relaxar e toque um pouco de rock suave ou reggae para ele. A SPCA escocesa e a Universidade de Glasgow publicaram um artigo que discutiu o impacto da música no comportamento dos cães, conforme apontaeste artigo. Os cães com problemas dentários podem precisar de medicação, amor e tempo para se recuperar antes que o apetite volte ao normal. Converse com seu veterinário sobre as melhores opções de alimentos que você tem até que seu cão se recupere.


3) Consulte um veterinário para saber qual é o alimento mais nutritivo.

Se o seu cão passou por uma cirurgia recentemente ou está se recuperando de uma doença que afetou seu peso, converse com o veterinário sobre o alimento mais nutritivo que pode ser oferecido ao seu amigo de patas. É importante estar ciente da ingestão de calorias e do conteúdo dos alimentos que você dá ao seu cão. Se você quiser ajudar na recuperação natural do seu cão, converse com um veterinário e não confie em todas as recomendações que ler na Internet sobre alimentos para animais de estimação. As dietas para animais de estimação promovidas na Internet geralmente são patrocinadas por marcas de ração e as pessoas que escrevem sobre dietas para animais de estimação não levam em consideração o perfil de saúde específico de seu cão. Seu veterinário acompanhará a saúde do seu cão e poderá fornecer a melhor orientação.


4. apimente a comida de seu cão.

Às vezes, nossos cães podem achar a comida chata e desagradável. Isso pode se traduzir em uma perda de peso lenta e em um humor irritadiço para nossos cães. Podemos corrigir isso facilmente com algumas mudanças inteligentes e baratas nas porções de comida de nosso amigo peludo. Entendo que talvez você não tenha muito tempo para cozinhar para você e seu cão com a vida agitada que muitos de nós temos. No entanto, acreditamos que qualquer dono de cão deve tentar investir mais energia e tempo na culinária, pois isso alegrará o seu dia e o do seu cão. Um truque rápido para tornar o croquete mais atraente (ou o alimento seco em geral) é quebrar e colocar um ovo cru sobre o croquete. Outra boa ideia é colocar caldo de carne sobre os croquetes. Entretanto, fique de olho no nível de sódio do caldo de carne! Use apenas caldo de carne com baixo teor de sódio e dilua-o quando for dar ao seu cão. Uma lata de pedaços de atum com azeite de oliva também pode ser um ótimo complemento para a dieta do seu cão. Apenas certifique-se de que os pedaços não tenham ossos que possam ficar presos nos dentes ou na garganta de seu cão. Os vegetais podem trazer muito frescor e bons nutrientes à dieta do seu cão. Ervilhas, pepinos, cenouras e abóbora (somente a parte macia, sem as sementes) despertarão o interesse de seu cão. Mirtilos, maçãs e pequenas quantidades de melancia também são excelentes adições.


5) Incentive-o ao alimentá-lo.

Alguns cães que se sentem deprimidos ou que foram recentemente separados da família podem precisar de um pouco de incentivo ao comer. Você pode tentar alimentar seu cão à mão enquanto o elogia e acaricia. Percebemos que os cães respondem positivamente a essa abordagem e recuperam lentamente o apetite saudável. Lembre-se de ser paciente e manter uma atitude positiva ao elogiar o apetite de seu cão. Se não estiver se sentindo bem e não conseguir reunir a energia necessária, não se esforce. Seu cão perceberá se você não for honesto e o elogiar de todo o coração.


Dica extra: Considere a possibilidade de comprar quebra-cabeças de comida

Alguns behavioristas de animais de estimação recomendam a compra de brinquedos quebra-cabeça, também chamados de quebra-cabeças de comida. Esses brinquedos geralmente são preenchidos com guloseimas, ração, manteiga de amendoim, abóbora ou carne e incentivam o cão a brincar e pegar o alimento dentro deles. Um simples brinquedo KONG é geralmente um ótimo brinquedo para acalmar seu cão e dar a ele algo em que se concentrar. A hora da refeição pode se tornar um pouco mais interessante e envolvente com um Slow Feeder Dog Bowl. Alguns cães inteligentes provavelmente gostarão do Brick Interactive Treat Puzzle Dog Toy. Se você estiver procurando um quebra-cabeça de comida mais interessante, talvez queira conferir o Snuffle Mat para cães. Esses brinquedos têm seus prós e contras, portanto, é melhor dar uma olhada nas avaliações antes de comprá-los.

Esperamos que este artigo o ajude a engordar seu cão de forma saudável! Todos nós queremos o melhor para nossos cães, portanto, ignorar o baixo peso e o sobrepeso coloca nossos amigos de patas em uma posição vulnerável. Essas condições acarretam complicações significativas para a saúde, que podem ser evitadas se você sair de casa regularmente e comer alimentos de qualidade. Se quiser encontrar mais informações úteis, não se esqueça de conferir nosso blog.