Torne-se um cão de serviço: Guia de comportamento do cão de serviço

Nov 02,2022

Ter um cão de serviço significa poder contar com apoio leal, sentir-se amado e seguro, ser mais confiante e ter menos medo de sair em público e participar de atividades sociais. Os cães de serviço fazem coisas específicas para uma pessoa com deficiência física e/ou mental, e esses animais são considerados equipamentos médicos e não animais de estimação. Entretanto, eles são muito mais do que isso... Eles são parte da família.

Alguns cães se conectam imediatamente com seus donos, desenvolvendo um forte vínculo com eles. É muito mais fácil para eles serem treinados como animais de serviço. Embora ter o temperamento certo para um cão de serviço e ser apegado ao dono sejam pré-requisitos para um treinamento bem-sucedido, esses fatores não são as únicas condições. Para se tornar um animal de serviço, o cão precisa passar por obediência básica e treinamento especializado e ser bem-educado em público. O primeiro passo para treinar um cão para se tornar um cão de serviço é:


Avaliação do temperamento

Cada cão é único como indivíduo. Entretanto, há características básicas que um cão deve ter para ter uma grande chance de se tornar um bom cão de serviço.

A avaliação do temperamento geralmente inclui o teste das reações do cão a vários estímulos, como ruídos, sua tolerância ao contato físico, bem como seu interesse por pessoas (alguns cães gostam de interagir com humanos, enquanto outros nem tanto).

Se o cão permanecer calmo quando você o pegar no colo e tolerar alguma pressão, ou seja, quando você apertar levemente a correia, se ele não for muito tímido ou tiver medo de novos sons, cheiros e ambientes, ele pode ser o cão certo!

Cães ansiosos ou agressivos, que não gostam de estar perto de pessoas e não toleram contato físico, não são uma boa opção para animais de serviço.



Características pessoais

Personalidade amigável

Os cães que são naturalmente amigáveis e não têm problemas para interagir com pessoas e animais têm mais chances de fazer o "trabalho" muito bem.

Comportamento calmo

Um temperamento calmo e equilibrado é uma necessidade para os cães de serviço. Cães ansiosos, nervosos ou hiperativos podem não ser uma boa escolha.

Inteligência

Quanto mais difíceis forem as tarefas, mais inteligente deve ser o cão. Isso é especialmente válido para tarefas complexas, que exigem muitas repetições para serem aperfeiçoadas.

Energia

É um pouco complicado quando se trata dos níveis de energia, pois alguns proprietários preferem que seus cães sejam mais ativos, enquanto outros gostam de passar um tempo tranquilo abraçados aos seus cães de serviço no sofá. Um bom cão de serviço precisa ter energia suficiente para cumprir as tarefas determinadas e se sentir motivado, sem ser excessivamente ativo.

Treinabilidade

Ser considerado "treinável" depende de vários fatores, como temperamento e inteligência. Há cães inteligentes que são muito teimosos e, portanto, difíceis de treinar. Há também cães calmos com inteligência média ou baixa que podem precisar de mais tempo para praticar.

Anseio de agradar o dono

Os cães que gostam de agradar seus donos têm mais chances de se tornarem bons cães de serviço do que aqueles que são mais independentes e autossuficientes.

Foco

Os cães de serviço devem ser capazes de permanecer concentrados em seus donos, apesar da situação e do ambiente.

Isso é algo que pode e precisa ser ensinado, pois os cães, especialmente quando ainda são filhotes, têm dificuldade de se concentrar em uma coisa por um longo período de tempo. Às vezes, pode ser necessário praticar bastante com o cão até que ele aprenda a ignorar as distrações do ambiente.



Treinamento de cães de serviço - Requisitos comportamentaisgerais

Considerando as características e o temperamento necessários para que um cão se torne um bom cão de serviço, não é difícil descobrir como um cão de serviço bem treinado deve se comportar. Os cães de serviço adequadamente treinados precisam andar calmamente ao lado do dono e ser bem-educados, o que significa não farejar excessivamente, puxar a coleira, latir (a menos que isso seja necessário para a tarefa que realizam), causar danos ou se comportar mal de outra forma. Eles não reagem a estímulos no ambiente, mas respondem aos comandos do dono.

Um teste de acesso público está incluído no treinamento do cão de serviço. Geralmente, ele apresenta obediência básica e avançada em locais públicos. Um cão de serviço bem treinado deve cumprir comandos de obediência como "senta", "fica" e "vem", enquanto estiver em público, não deve obstruir o acesso a nenhum item no local, nem deve se comportar de forma inadequada se um transeunte estiver tentando acariciá-lo. Obviamente, os transeuntes não devem distrair os cães de serviço de forma alguma e sempre devem pedir permissão aos seus proprietários para acariciá-los. Para evitar que os transeuntes se aproximem e acariciem o cão de serviço, muitos proprietários colocam equipamentos de identificação nele.


Tarefas específicas do treinamento de cães de serviço

Diferentemente do treinamento padrão de cães, o treinamento de cães de serviço exige que o cão seja capaz de realizar tarefas específicas, diretamente relacionadas a uma determinada deficiência. Há vários tipos de animais de serviço, com base nas tarefas para as quais foram treinados, como

Cães-guia;

-Cães de mobilidade/equilíbrio;

-Cães de audição;

-Cães de alerta (para diabetes, convulsões, problemas cardíacos... etc.);

-Cães de resposta (ao contrário dos cães de alerta, os cães de resposta realizam tarefas após a ocorrência do episódio e não antes);

-Cães detectores de alergênicos;

-Cães de serviço psiquiátrico;

-Cães de serviço para crianças com autismo (gostaríamos de observar que nos referimos a cães que realizam tarefas específicas para crianças com autismo e não apenas proporcionam conforto e companhia a elas).



É possível treinar seu cão para realizar tarefas específicas para você?

Sim, você pode. Treinar seu próprio cão de serviço o ajudará a adaptar o processo de treinamento às suas necessidades. Você poderá se concentrar nas tarefas que funcionam especificamente para você. Além disso, passar tempo com seu cão o ajudará a conhecê-lo melhor como indivíduo e a descobrir como ajustar o treinamento ao temperamento e à personalidade dele. Diríamos que as equipes de cães de serviço não podem ser comparadas e que o vínculo entre o cão e seu dono é único para cada equipe.

Se você terá acesso a locais públicos com um cão de serviço autotreinado ou não, depende das leis locais, ou seja, os proprietários de cães nos EUA e no Reino Unido podem treinar seus próprios cães de serviço (chamados de cães de assistência no Reino Unido) e visitar locais públicos acompanhados por eles.


O equipamento de identificação é obrigatório para animais de serviço?

Isso também depende das leis locais. Nos EUA e no Reino Unido, os animais de serviço/assistência não são obrigados por lei a usar equipamentos de identificação, ao passo que as leis de outros países/províncias determinam que os cães de serviço sejam reconhecidos pelo uso de acessórios de treinamento.



Como obter um cão de serviço

Você pode obter um cão de serviço já treinado de uma organização especializada em prestar esse serviço. Pode ser uma organização com ou sem fins lucrativos. Você deve ter em mente que os custos para obter um cão de serviço totalmente treinado de uma organização com fins lucrativos podem chegar a US$ 30.000. A segunda opção é definitivamente a mais econômica. Entretanto, no segundo caso, é provável que você seja colocado em uma lista de espera e aguarde um ano ou mais para obter o cão.

Outras opções para obter um cão de serviço são contratar um treinador/inscrever-se em um programa de treinamento (presencial ou on-line) ou treinar o cão você mesmo. Inscrever seu cão em um curso/programa e receber a ajuda de profissionais garantirá que o processo de treinamento seja conduzido de forma consistente e profissional. No entanto, talvez você ainda precise gastar muito dinheiro se quiser garantir que seu cão tenha passado por um treinamento básico de obediência e um treinamento específico para cães de serviço. Além disso, talvez seja necessário seguir um cronograma predefinido. Colocaremos um link para sua referência em nosso artigo: "Quanto custa treinar um cão".

A última opção - treinar seu próprio cão de serviço - requer conhecimento, persistência e paciência. No entanto, se você for suficientemente determinado e tiver o "cão certo", poderá ter sucesso. Você também se certificará de que você e seu amigo de patas treinem no seu próprio ritmo e passem um tempo valioso juntos enquanto adquirem novas habilidades e aprimoram as atuais.


Animais de serviço e animais de apoio emocional são a mesma coisa?

Não, esses termos são diferentes. O primeiro termo, "animal de serviço", descreve um cão (somente cães são aceitos como animais de serviço, embora alguns estados também permitam cavalos em miniatura), que foi treinado individualmente para fazer um trabalho específico para uma pessoa com deficiência. As tarefas que o cão executa devem estar diretamente relacionadas à deficiência da pessoa.

Os animais de apoio emocional podem ser todos os tipos de espécies domesticadas, incluindo cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia... etc. Esses animais proporcionam conforto e companheirismo ao seu proprietário, sem fazer um trabalho específico/executar tarefas específicas diretamente relacionadas à sua deficiência.

Os cães de serviço são considerados equipamentos médicos e devem ter direito a acesso público. Pode ser negado aos ESAs o acesso a áreas abertas para uso do público em geral. Com base nas leis locais, os animais de apoio emocional podem (por exemplo, nos EUA) ou não receber direitos de acomodação.