Os cães são incríveis! Já que está lendo este artigo, você também deve saber disso! Suas qualidades são incontáveis e eles nunca deixam de nos surpreender.
No artigo de hoje, gostaríamos de adotar uma perspectiva diferente e falar sobre fatos não tão populares sobre os cães, que apenas comprovam a opinião de como eles são fantásticos!
1. Inteligência
Você sabia que o nível médio de inteligência dos cães é o de uma criança de 2 a 2,5 anos de idade? Um fato engraçado é que seu cão pode ser mais inteligente do que seu filho pequeno. O Border Collie é considerado a raça de cães mais inteligente. Nunca devemos subestimar nossos amigos de patas e sempre oferecer a eles estímulos físicos e mentais suficientes para que se mantenham em boa forma.
2. Transpiração
Você já se perguntou se seu amigo de patas transpira? Afinal, não é provável que ele tenha axilas úmidas... Os caninos suam em suas patas e ofegam para se refrescar. Eles têm dois tipos de glândulas sudoríparas: as glândulas merócrinas e as apócrinas. Ao suar por meio das glândulas apócrinas, os cães liberam feromônios que os humanos não conseguem detectar. Entretanto, esses feromônios podem ser detectados por outros cães e são usados entre eles como um tipo de identificação.
3. olfato
Você já deve saber que os cães têm um ótimo olfato, mas sabia que ele é cerca de 40 vezes melhor do que o nosso? Os cães podem ser capazes de detectar odores a 12 milhas de distância. No entanto, eles são superados por alguns representantes dos gatos e ursos, cujo olfato pode detectar cheiros a cerca de 18-19 milhas de distância.
4. detecção de problemas médicos
Como já mencionamos, os cães têm um olfato incrível, que também os ajuda a detectar problemas médicos. Sim, isso é absolutamente possível e muitos cães se tornam excelentes cães de alerta médico graças a essa habilidade. Os cães podem detectar condições como nível baixo/alto de açúcar no sangue, um episódio de convulsão que se aproxima, problemas cardíacos, vários tipos de câncer... etc. Mas você não deve pensar que os cães podem reconhecer apenas condições físicas! Eles também são ótimos em detectar doenças mentais, como ansiedade, depressão, TEPT, transtorno bipolar, bem como mudanças nos sentimentos e no comportamento do dono. Por meio de treinamento adequado, pode-se pensar que os cães podem notificar o dono sobre um episódio que se aproxima, para que ele possa tomar medidas preventivas. As raças de cães com narizes mais longos e largos são consideradas mais adequadas para serem treinadas como cães de alerta médico do que os cães de focinho curto, devido ao maior número de receptores olfativos que possuem.
5. Audição
Nossos amigos de patas não têm apenas um ótimo olfato, mas também uma ótima capacidade auditiva, que supera a nossa. Enquanto a faixa de frequência que os humanos podem detectar é de aproximadamente 20 Hz a 20 kHz, a faixa de audição dos cães é de 67 Hz a 45 kHz. Graças ao excelente olfato e à excelente audição, os cães podem ser de grande ajuda para as equipes de resgate ou para as equipes que procuram explosivos e outras substâncias.
6. Músculos do ouvido
Outro fato interessante, relacionado à audição dos cães e, especificamente, às suas orelhas, é que os caninos têm cerca de 18 músculos responsáveis pelo movimento das orelhas. Ao mover as orelhas de uma determinada maneira, os cães não apenas as "ajustam" para ouvir melhor sons específicos no ambiente, mas também para se comunicar conosco. Conhecer a linguagem corporal deseu amigo de patas é uma parte essencial do processo de criação e treinamento de um cão.
7. Cão de vida mais longa
Todos nós sabemos que os cães têm uma vida útil muito mais curta do que os humanos. Infelizmente, a vida útil média de nossos queridos amigos de patas é de 10 a 13 anos. Um fato interessante que talvez você goste de saber é que o cão mais longevo atingiu a idade de 29 anos! Seu nome era Bluey e ele era um maravilhoso Australian Cattle Dog. O alimento de alta qualidade com o qual Bluey foi alimentado, bem como as condições de vida, definitivamente contribuíram para prolongar a vida de Bluey.
8. Velocidade
Falamos sobre as excelentes habilidades de olfato e audição que os cães têm. Mas ainda não mencionamos nada sobre a velocidade deles! Algumas raças podem atingir uma velocidade de 45mph / 72kmh! Incrível, não é mesmo? Na verdade, essa velocidade incrível pode ser alcançada pelo Greyhound, considerado a raça de cães mais rápida. Um fato ainda mais interessante é que um Greyhound pode manter essa velocidade por vários quilômetros, enquanto um Cheetah pode mantê-la por cerca de 30 segundos. Obviamente, a velocidade máxima de um guepardo é de cerca de 130 kmh.
9. Canhoto ou destro?
Assim como os humanos, os cães podem ter uma mão (pata) preferida. De acordo com um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, realizado em 2013, cerca de 29% dos cães estudados tinham a pata direita e 34% tinham a pata esquerda. Você pode se perguntar: "E os outros 37%?". Bem, eles eram ambilaterais (usavam as duas patas).
10. Cães na política
Você pode se perguntar o que o título significa... Em 2012, Idyllwild, uma cidade da Califórnia, Estados Unidos, elegeu seu primeiro prefeito, o adorável Golden Retriever Maximus Mighty-Dog Mueller (Max). Idyllwild é uma área não incorporada, o que significa que não é governada por uma corporação municipal local. Em 2012, foi realizada a primeira eleição para prefeito, na qual foram indicados 2 gatos e 14 cães. Que competição! Maximus Mighty-Dog Mueller II (Max II) é o segundo e atual prefeito da cidade.